125º Aniversário da Fundação
50º Aniversário das Instalações do Calhabé
A Escola Secundária de Avelar Brotero, em Coimbra, inicia este ano as comemorações de uma dupla efeméride: o 125º aniversário da sua fundação (em 1884) e o 50º da ocupação das suas actuais instalações – de São José (1958).
Por feliz coincidência, quis o acaso que o Ministério da Educação iniciasse, há dois anos, um programa de requalificação de vários edifícios escolares, a nível nacional, sendo a Escola Brotero escolhida e enquadrada logo no primeiro conjunto a ampliar e a renovar. Nada, com efeito, de mais premente (basta observar o desgaste das escadarias principais…) e de mais justo. A Brotero tornara-se, de facto, pela sua história, uma verdadeira escola de referência.
Com uma identidade e uma alma muito próprias, possuidora de um vastíssimo património tecnológico e artístico – acumulado ao longo de gerações -, dotada de insignes figuras, é esta Escola merecedora do tributo, da homenagem, de todos os que por ela passaram.
Apela-se, por isso, aos seus antigos e actuais utentes (alunos, professores e funcionários) que, até ao encerramento destas Comemorações (a efectuar aquando do termo da requalificação em curso do edifício) participem nas actividades para o efeito propostas no programa que se segue.
Programa – subordinação ao tema “Brotero, Escola de Sempre” – das Comemorações de 125º aniversário da criação da Escola Secundária de Avelar Brotero e do 50º aniversário da ocupação das suas instalações de S. José:
- Sessão de abertura das Comemorações, no dia 29 de Junho de 2009, pelas 17h.
- Consideração do tema “Brotero, Escola de Sempre” como tema-base, em 2009/10, do Plano Anual de Actividades da Escola.
- Divulgação de artigos sobre a história da Brotero na Imprensa local e na Internet.
- Criação de um blogue, aberto à participação de antigos e actuais alunos, professores e funcionários.
- Abertura de um concurso de Artes e Letras destinado às pessoas referidas no ponto 4. Este concurso promoverá a selecção de uma medalha, um cartaz e um autocolante, a executar; de textos, a publicar; e de trabalhos artísticos, a expor.
- Elaboração de um Catálogo do património de valor museológico (didáctico, tecnológico, artístico, documental) da Escola.
- Publicação de um número da Brotero – Revista Técnica e Cultural, a integrar, entre outros, os melhores trabalhos do Concurso e do Blogue.
- Emissão de uma medalha, de uma colecção de postais ilustrados (reproduzindo fotografias) de um cartaz e um autocolante.
- Animação de pequenos filmes.
- Realização, para encerrar as comemorações, de uma semana aberta, com actividades diferenciadas:
10.1. Exposições sectoriais, nas novas salas específicas, de peças de valor museológico possuídas pela Escola.
10.2. Torneios desportivos.
10.3. Sarau Cultural (teatro, música, dança, curtas-metragens), com a participação de utentes da Brotero, antigos e actuais.
10.4. Lançamento da Revista e do Catálogo do património.
10.5. Sessão oficial de encerramento.
10.6. Arraial popular.
José Armando Saraiva
Agradecia se possivel que me informassem se o catálogo referido no ponto 6 é para ser posto à venda .Se sim onde e quando.
Ana Soares-aluna 1958-1963
Ainda não há decisões sobre a venda do Catálogo. Estará pronto no final do ano lectivo. José Figueiredo
Gostaria de saber se já está concluido o catálogo de aniversário.Caso seja para colocar à venda, agradecia que me informassem onde o posso adquirir.
Ana Soares-aluna 1958-1963
Ana Soares, era nossa intenção publicar o catálogo no final do ano lectivo, mas devido às obras de requalificação em curso não foi posível ter acesso a muitas peças. Saiu, contudo, a 1ª revista sobre a Brotero de 32 páginas, como suplemento do jornal semanal “Campeão das Províncias” e temos todo o gosto em lha oferece, basta dirigir-se à Direcção da Escola. José Figueiredo
Agradeço a informação.Numa próxima deslocação a Coimbra passarei pela escola para levantar a revista.
No que diz respeito ao catálogo, e caso seja possível,ficaria muita grata,se me informassem da conclusão do mesmo e ainda da possibilidade de venda.
Grata pela atenção
Ana Soares